quarta-feira, 27 de abril de 2011

Arroz de Pato e Pato Assado



Ingredientes:


1- Pato de 2.300kg.
4- Cebolas Médias
2- Dente de Alho
2- Laranjas
1- Cerveja Branca
500cl. De Vinho Maduro Branco
3- Ramas de Salsa
1- Folha de Louro
250ml. Tomate Pelado
1- Chouriça de Vinho
1- Quilo de arroz extra longo branqueado 
Sal  e pimenta preta qb.

PRAPARAÇÃO:

Depois do pato totalmente descongelado e lavado, corte as partes gordas do pato ( pele do pescoço e rabo ).
Coloque o pato no tacho com o vinho a cerveja o tomate a salsa  o dente de alho esmagado com casca uma laranja cortada aos gomos e duas cebolas também cortadas aos gomos pimenta e sal qb e o louro.
Coloque o tacho no lume.
Assim que o pato estiver estufado, retire do tacho e deixe arrefecer um pouco para que possa então o desfiar ( tenha em atenção a separar as peles ao desfiar o pato).guarde metade da calda do pato estufado coada.

PREPARAÇÃO DO ARROZ:
Coloque um tacho no lume e pique as outras duas cebolas. Faça um puchado (estrogido) com as cebolas e a folha de louro, assim que o puchado estiver bem castanho ( mas não queimado) ponha um pouco de agua e tape, deixe refogar 1 minuto para que a cor da cebola passe para a agua, de pois junte a calda do pato e acrescente o restante que for necessário para 1 quilo de arroz. Tempere com sal qb. e deixe o arroz cozer em lume brando.  Quando o arroz cozido, coloque metade do arroz numa caçarola que possa ir ao forno, de seguida o pato desfiado e o restante arroz por cima, corte a chouriça as rodelas e decore o arroz de pato, leve-o ao forno a 200graus  durante 15 minutos.
O arroz de pato está pronto!
Bom apetite.

Pato Assado:


Para o pato assado a preparação  é a mesma mas quando o pato estiver estufado, corte-o a meio e leve-o ao forno a 250graus, assim que estiver bem tostado está pronto!
Para o molho:
Com a metade da calda coada, leve ao lume e esprema metade de uma laranja, assim que ferver engrosse com Rouxx ou farinha maizena qb.

Decore o pato com a ultima metade da laranja que lhe sobra e regue o pato com o molho.
Acompanhe o pato assado com desejar!
Bom Proveito!
 
Vitor Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário